Questão 3358270

Auditoria · 2026

Questão

ID 3358270

Disciplina: Auditoria

Assunto: Caixa e Bancos

Ano: 2026 Banca: FCC - Fundação Carlos Chagas Órgão: Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo


Durante os procedimentos de auditoria aplicados pelo auditor fiscal do Estado de São Paulo, podem ser identificadas situações em que se evidenciam a superavaliação ou subavaliação das disponibilidades no ativo circulante:

Situações verificadas pelo auditor no decorrer da auditoria:

I. Simulação de Cancelamento de Vendas de mercadorias que foram efetivamente entregues e os valores recebidos, sem que houvesse real devolução/cancelamento.

II. Pagamento de empréstimos (passivos) que não foram comprovados documentalmente.

III. Contração de empréstimos simulados que não existem.

IV. Despesas contabilizadas por um valor menor do que a despesa efetivamente comprovada.

V. Vendas à vista registradas na contabilidade equivocadamente como se fossem a prazo.

Conclusão dos impactos das situações verificadas nas contas de disponibilidades:

( ) Detecção de créditos nas contas de disponibilidades que diminuem também as contas de passivo.

( ) Detecção da falta de débitos (existentes) nas contas de disponibilidades que foram debitados em outras contas de ativo.

( ) Detecção de créditos a menor nas contas de disponibilidades que deixam seu saldo maior e que diminuem indevidamente as contas de despesas.

( ) Detecção de créditos irregulares nas contas de disponibilidades que diminuem também indevidamente as contas de receitas (no resultado).

( ) Detecção de débitos irregulares nas contas de disponibilidades que aumentam também indevidamente as contas de passivo.

A sequência que apresenta a correlação correta entre a situação verificada pelo auditor e a respectiva conclusão do Impacto nas contas de disponibilidades no ativo circulante é:

Alternativas da questão 3358270
Pular para o conteúdo principal