Questão 3327243

Biologia · 2022

Questão

ID 3327243

Disciplina: Biologia

Assunto: Conceitos Gerais de Ciclos Biogeoquímicos

Ano: 2022 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Petróleo Brasileiro S.A.


Quatro ilhas oceânicas espalham-se pela costa tropical do Brasil: os arquipélagos de Trindade e Martim Vaz, no Espírito Santo; os de Fernando de Noronha e de São Pedro e São Paulo, em Pernambuco; e o Atol das Rocas, no Rio Grande do Norte. Este bioma, marcado por ecossistemas recifosos ou por costões rochosos, são ricos em biodiversidade e funções ecológicas, mas muito sensíveis às atividades humanas ou a qualquer perturbação do ambiente. Por isso, estão protegidos como unidades de conservação. Entretanto, por mais conservadas que possam estar, as ilhas permanecem vulneráveis às mudanças climáticas, a exemplo do aumento da temperatura do mar.

.

Internet:<www.nationalgeographicbrasil.com >(com adaptações)

Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue os próximos itens, acerca de ecossistemas e assuntos correlatos.



Ao contrário dos biomas florestais, que atuam no equilíbrio do ciclo do carbono, os oceanos são fonte emissora de CO2, amplificando os possíveis impactos do aumento dessa substância na atmosfera.

Alternativas da questão 3327243
Pular para o conteúdo principal