Questão
ID 3320439Disciplina: Física
Assunto: Interferência
Ano: 2018 Banca: IFSUL - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Órgão: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense
O esquema abaixo representa duas fontes sonoras idênticas, que estão em fase, ou seja, elas emitem ondas com o mesmo comprimento de onda \(\lambda\) e com suas cristas emitidas simultaneamente. Identifica-se no esquema, um observador que está a uma distante \(L_1\) da Fonte Sonora 1 e a uma distância \(L_2\) da Fonte Sonora 2.

Com base nas informações apresentadas, são feitas as seguintes afirmações:
I. Se \(L_1=L_2+\lambda\) , então a onda oriunda da Fonte Sonora 1 estará em fase com a onda oriunda da Fonte Sonora 2, e a amplitude do som será maior do que a amplitude de uma única Fonte (considerando-se as Fontes Sonoras 1 e 2) para o observador.
II. Para que o observador ouça um som mais intenso do que o de uma única Fonte no ponto onde se encontra, as distâncias \(L_1\) e \(L_2\) devem resguardar uma relação matemática na forma \(L_1-L_2=\pm\ \frac{1}{2}\ n\lambda\) .
III. O observador perceberá uma redução drástica na intensidade do som, se os caminhos \(L_1\) e \(L_2\) tiverem uma relação \(\frac{L_1}{L_2}=-\frac{1}{2}n\lambda\) .
IV. A onda sonora emitida jamais sofrerá qualquer efeito perceptível ao observador, pois seu comprimento de onda é extremamente pequeno.
Considerando-se as afirmativas acima, conclui-se que está(ão) correta(s) apenas