Questão 3320333

Física · 2018

Questão

ID 3320333

Disciplina: Física

Assunto: Colisão

Ano: 2018 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Secretaria de Estado da Segurança Pública do Maranhão


Texto 5A1AAA

A figura I, a seguir, ilustra uma colisão ocorrida entre um carro e uma moto parada. A massa total do carro era de 2.000 kg, e o módulo de sua velocidade era igual a Vc. A moto tinha massa igual a 120 kg e era pilotada por um motociclista cuja massa era de 80 kg.

Figura I

Imediatamente após a colisão, carro e moto permaneceram parados e um quarto da energia cinética do carro foi transferido para o motociclista, que foi arremessado de uma altura de 1 m, a uma velocidade Vm igual 20 m/s. Após a colisão, o motociclista descreveu uma trajetória oblíqua, mostrada na figura II, percorrendo na direção horizontal, até atingir o solo, uma distância igual a D.

Figura II

Sabendo que \(\cos45º=\frac{\sqrt{2}}{2}\) , considere que 10 m/s2 seja o módulo da aceleração da gravidade e despreze a resistência do ar.



Com base nas informações e nas figuras apresentadas no texto 5A1AAA, o módulo da velocidade com que o carro atingiu a moto é igual a

Alternativas da questão 3320333
Pular para o conteúdo principal