Questão
ID 3315092Disciplina: Física
Assunto: Gás Ideal
Ano: 2025 Banca: FUNDATEC - Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências Órgão: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano
Uma quantidade de 𝑛 moles de um gás ideal realiza um processo do estado inicial 𝑖 para o estado final 𝑓, conforme mostrado no diagrama 𝑃 − 𝑉 abaixo. As quantidades 𝑃0 e 𝑉0 representam os valores extrapolados da reta sobre os eixos pressão e volume, respectivamente. Considere 𝑅 a constante universal dos gases ideais. Com base nos dados apresentados, analise as assertivas abaixo:

I. A pressão e o volume do gás em qualquer estado ao longo da transformação 𝑖 → 𝑓 satisfazem a relação 𝑃𝑉 = 𝑃0𝑉0.
II. A temperatura do gás no processo 𝑖 → 𝑓 varia com o volume do gás de acordo com a expressão 𝑇 = \(\frac{P_0V_0}{nR}\left(\frac{V}{V_0}\right)\left(1-\frac{V}{V_0}\right).\)
III. Considerando que o volume do gás começa muito próximo de zero (𝑉 → 0) e aumenta monotonamente até 𝑉0, a temperatura máxima possível que o gás pode atingir nesse processo é 𝑇máx = \(\frac{P_0V_0}{nR}.\)
Quais estão corretas?