Questão
ID 3308660Disciplina: Estatística
Assunto: Propriedades Assintóticas
Ano: 2023 Banca: SSPM - Serviço de Seleção do Pessoal da Marinha Órgão: Marinha do Brasil
Considere a amostra (X1,X2, ... ,Xn) de tamanho n de uma variável aleatória X que descreve uma característica de interesse de uma população de tamanho N e seja \(\theta\) o parâmetro populacional que se deseja estimar. Analise as afirmativas abaixo referentes à estimação pontual dos estimadores.
I - \(S_n^2\) = \(\frac{1}{n-1}\sum_{i=1}^n\left(X_i-\overline{X}\right)^2\) é um estimador consistente para σ2 = \(\frac{1}{N}\sum_{i=1}^N\left(X_i-\mu\right)^2\) .
II - Se T e T′ são dois estimadores não tendenciosos de um mesmo parâmetro θ, e se Var(T)>Var(T′), então T é mais eficiente do que T′.
III - O Erro Quadrático Médio de um estimador T é dado por Var(T)+[Viés(T)]2.
IV - Quando um estimador tem variância pequena, ele certamente terá um Erro Quadrático pequeno.
V - O estimador de Máxima Verossimilhança da variância populacional é tendencioso e o viés é dado por \(\frac{σ^2}{n}\) .
Assinale a opção correta.