Questão
ID 3301278Disciplina: Engenharia Mecânica
Assunto: Ciclos Térmicos
Ano: 2024 Banca: ACAFE - Associação Catarinense das Fundações Educacionais Órgão: Centrais Elétricas de Santa Catarina S.A.
A maioria dos dispositivos que produzem potência opera em ciclos, e o estudo dos ciclos de potência é uma parte interessante e importante da termodinâmica. Os ciclos encontrados em dispositivos reais são difíceis de analisar, por acusa da presença de efeitos complicadores, como atrito e a falta de tempo suficiente para o estabelecimento de condições de equilíbrio durante o ciclo.
Considerando o texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Um modelo de ciclo ideal simples permite que os engenheiros estudem os efeitos dos principais parâmetros que dominam o ciclo sem se confundirem com os detalhes.
PORQUE
II. Quando todas as irreversibilidades e complexidades são removidas do ciclo real, ficamos com um ciclo que se parece muito com o ciclo real, mas que é formado totalmente por processos inteiramente reversíveis.
Sobre as duas asserções, é CORRETO afirmar que: