Questão 3297404

Agropecuária · 2022

Questão

ID 3297404

Disciplina: Agropecuária

Assunto: Fitopatologia

Ano: 2022 Banca: FUNDATEC - Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências Órgão: Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão do Rio Grande do Sul - Spgg


O “mal-de-Pierce” da videira, causado pela bactéria Xylella fastidiosa subsp. fastidiosa, é considerada uma praga de alto risco para a viticultura brasileira. Nesse sentido, analise as assertivas a seguir:

I. A bactéria tem alta capacidade de dispersão devido ao amplo espectro de hospedeiros, assim como de vetores.

II. A bactéria é transmitida para as plantas por cigarrinhas de forma persistente, é considerada o principal fator de disseminação da doença.

III. As espécies americanas usadas como porta-enxerto e híbridos, derivados dessas, são imunes à doença.

IV. Hospedeiros não sintomáticos limitam a efetividade de procedimentos de quarentena e podem se constituir em reservatório para a manutenção da praga no ambiente.

Quais estão corretas?

Alternativas da questão 3297404
Pular para o conteúdo principal