Questão 3294198

Agropecuária · 2024

Questão

ID 3294198

Disciplina: Agropecuária

Assunto: Fertilidade e Adubação

Ano: 2024 Banca: CPCON UEPB - Comissão Permanente de Concursos da Universidade Estadual da Paraíba Órgão: Prefeitura Municipal de Lagoa Seca


O potássio (K) tem inúmeras funções na planta, é um nutriente que ativa vários sistemas enzimáticos, muitos deles participantes dos processos de fotossíntese e respiração, atua na regulação osmótica, no controle da abertura e fechamento dos estômatos, na síntese de proteínas, de carboidratos e da adenosina trifosfato (ATP). Sobre esse macronutriente, analise as afirmativas a seguir.

I- Cloreto de potássio, Sulfato de potássio e Nitrato de potássio são fontes de adubo mineral que fornecem o nutriente potássio (K) as plantas.

II- A deficiência de K normalmente reduz o tamanho dos internódios, a dominância apical, o crescimento das plantas, retarda a frutificação e origina frutos de menor tamanho e com menor intensidade de cor.

III- O K do solo provém do intemperismo de minerais primários e secundários que contêm este elemento, principalmente daqueles do grupo das micas, dos feldspatos e dos feldspatóides.

IV- O nitrato de potássio (KNO3) é um fertilizante misto que possui em sua composição 44% de K O e 13% N.

É CORRETO o que se afirma em:

Alternativas da questão 3294198
Pular para o conteúdo principal