Questão 3276222

Engenharia Civil · 2019

Questão

ID 3276222

Disciplina: Engenharia Civil

Assunto: Drenagem Urbana

Ano: 2019 Banca: FUNPAR NC UFPR - Universidade Federal do Paraná Órgão: Prefeitura Municipal de Curitiba


Com relação a terraplenagem, drenagem urbana e saneamento, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:

( ) Empolamento é um fenômeno físico característico dos solos, pelo qual o material experimenta uma expansão volumétrica ao ser escavado, devido à introdução de ar nos vazios.

( ) Material de 1ª categoria compreende os materiais com resistência ao desmonte mecânico equivalente à rocha não alterada, cujas extração e redução, a fim de possibilitar o carregamento, processam-se com o emprego contínuo de explosivos.

( ) Bacias de detenção são reservatórios de armazenamento de curto período, capazes de reduzir o pico do hidrograma das cheias através do armazenamento temporário de parte do volume escoado.

( ) Bacias de retenção são reservatórios de amortecimento de cheias, nos quais o escoamento de um evento de cheia é armazenado e não é descarregado no sistema de drenagem a jusante durante o evento.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas da questão 3276222
Pular para o conteúdo principal