Questão 3274043

Arquitetura · 2023

Questão

ID 3274043

Disciplina: Arquitetura

Assunto: Projeto Paisagístico

Ano: 2023 Banca: INEP ENEM - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Órgão: Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes


A Prefeitura de Paris aprovou o projeto paisagístico de Gustafson Porter e Bowman para os arredores da Torre Eiffel. O projeto resultou de uma competição internacional em 2019 em que se buscava redesenhar o eixo de 2 quilômetros que leva à Torre Eiffel, conectando a Place du Trocadéro, Palais de Chaillot, Pont d'Iéna, Champ de Mars e a Academia Militar. O plano paisagístico vencedor redefine esse icônico espaço de Paris aumentando as áreas verdes em 35%, adicionando mais de 200 novas árvores, além de tornar a Pont de d'Iéna exclusiva para pedestres.

As diretrizes do projeto tiveram de centrar-se na reinvenção dos espaços ao longo do atual eixo monumental, adequando-o à escala humana, na melhor conexão dos espaços, incluindo-se a valorização da paisagem ribeirinha do Rio Sena e a modernização do parque público, conforme ilustram as imagens a seguir.

Disponível em: https://www.archdaily.com.br/br/tag/gustafson-porter-mais-bowman. Acesso em: 16 maio 2023 (adaptado).

Considerando os princípios de desenvolvimento de projetos de paisagismo, como os abordados no texto, avalie as afirmações a seguir.

I. No plano das massas vegetais, é conveniente tirar partido de dois tipos de árvores: as de copa vertical, que funcionam como ponto focal e contribuem para diluir adensamentos construtivos, e as de copa horizontal, que ajudam a compor áreas sombreadas e a humanizar a escala das ruas.

II. Em se tratando da adoção de elementos arbustivos, deve-se considerar sua contribuição na vedação dos espaços e na definição de recantos que, quando baixos, auxiliam o percurso do pedestre e permitem efeitos estéticos interessantes na composição dos espaços.

III. Na escolha dos materiais de revestimento de piso, deve-se priorizar os aspectos estéticos do mencionado projeto, em relação tanto às superfícies de acabamento quanto à contextualização em ambiente histórico, uniformizando-se o movimento horizontal nos diversos espaços que se pretende compor.

É correto o que se afirma em

Alternativas da questão 3274043
Pular para o conteúdo principal