Questão 3273198

Arquitetura · 2023

Questão

ID 3273198

Disciplina: Arquitetura

Assunto: Morfologia Urbana

Ano: 2023 Banca: INEP ENEM - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Órgão: Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes


TEXTO 1

Desenvolvida por Potzamparc, a proposta para a terceira era da cidade apresenta a solução híbrida de “quadra aberta”, uma vez que propõe a reocupação das bordas das quadras e redefine a noção de rua quarteirão, com liberdade suficiente para experimentações arquitetônicas desvinculadas dessa lógica.

NOTO, F. S.; SILVA, H. A. A. O quarteirão como tipo urbano. ICHT n. 3, 2019 (adaptado).

TEXTO 2

A quadra aberta é, por essência, um elemento híbrido conciliador. Permite a diversidade e a pluralidade da arquitetura contemporânea. Valoriza a rua e a esquina da cidade tradicional, assim como entende as qualidades da autonomia dos edifícios modernos. A relação entre os distintos edifícios e a rua se dá por alinhamentos parciais, o que possibilita aberturas visuais e acesso mais generoso do sol. Os espaços internos gerados pelas relações entre as distintas tipologias podem variar do restritamente privado ao generosamente público, sem que sejam desconsideradas as nuances entre o semipúblico e o semiprivado.

Disponível em: http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/06.069/385. Acesso em: 16 ago. 2023 (adaptado).

Considerando-se a definição apresentada e adotando-se como referência de limite de quadra a linha tracejada nas figuras a seguir, assinale a opção que melhor representa o conceito de quadra aberta.

Alternativas da questão 3273198
Pular para o conteúdo principal