Questão 3272881

Arquitetura · 2023

Questão

ID 3272881

Disciplina: Arquitetura

Assunto: Técnicas de Conservação e Restauro

Ano: 2023 Banca: INEP ENEM - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Órgão: Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes


Segundo Françoise Choay, o projeto de conservação, do qual a noção de monumento histórico não está dissociada, supõe, por definição, dois instrumentos específicos: por um lado, a jurisdição, que dá ao projeto o seu estatuto institucional; por outro lado, a disciplina construtiva, solidária e tributária dos novos saberes históricos e, a partir daí, a chamada restauração. A restauração, graças aos conhecimentos manifestados à medida que progridem os saberes da história da arte, da história das técnicas, da arqueologia é a disciplina prática por meio da qual se pretende substituir as reparações e intervenções – empíricas e marcadas pelas suas respectivas épocas – de que, até agora, todos os monumentos e edifícios foram indistintamente o objeto.

CHOAY, F. O patrimônio em questão: antologia para um combate. Belo Horizonte: Fino Traço, 2011 (adaptado).

Acerca das recomendações e dos procedimentos aplicáveis a um projeto de restauração, avalie as afirmações a seguir.

I. A edificação deve ser percebida como objeto pertencente ao meio social, econômico e técnico de uma época.

II. O conhecimento das técnicas construtivas originais e da trajetória de usos e modificações do objeto a ser restaurado baliza a formulação do projeto de restauração.

III. O retorno ao estado original do bem, com o apagamento das marcas legadas pelo tempo, é o que se busca realizar com o projeto de restauração.

É correto o que se afirma em

Alternativas da questão 3272881
Pular para o conteúdo principal