Questão
ID 3269533Disciplina: Arquitetura
Assunto: Materiais para Construção
Ano: 2025 Banca: AMEOSC - Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina Órgão: Prefeitura Municipal de Princesa
A correta especificação de materiais e sistemas construtivos é uma etapa crucial do projeto, que impacta diretamente a durabilidade, a segurança e o desempenho da edificação. Essa tarefa exige do arquiteto o domínio de normas técnicas que estabelecem os parâmetros mínimos de qualidade e aplicação para cada componente da obra, desde a fundação até os acabamentos. Sobre a especificação de materiais, analise as afirmativas a seguir.
I.Na especificação de concreto para uma viga exposta em ambiente urbano (Classe de Agressividade Ambiental II, conforme NBR 6118), o cobrimento nominal da armadura deve ser de, no mínimo, 40 mm, o que garante a proteção contra a corrosão.
II.A especificação de um aço do tipo CA-50 para uma estrutura de concreto armado refere-se a uma barra de aço com resistência característica ao escoamento de 500 MPa, cuja aderência ao concreto é melhorada pela presença de nervuras em sua superfície.
III.Em sistemas de vedação com drywall, a especificação de chapas do tipo RU (Resistentes à Umidade) é obrigatória para todos os ambientes da edificação, incluindo dormitórios e salas, para garantir a integridade do sistema contra qualquer tipo de intempérie.
Está correto o que se afirma em: