Questão 3269381

Engenharia Civil · 2025

Questão

ID 3269381

Disciplina: Engenharia Civil

Assunto: NBR 6118 – Projeto de Estruturas de Concreto – Procedimento

Ano: 2025 Banca: AMEOSC - Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina Órgão: Prefeitura Municipal de São Miguel do Oeste


A ABNT NBR 6118:2023 estabelece os requisitos para o projeto de estruturas de concreto, incluindo as exigências para garantir a durabilidade da estrutura, como o cobrimento nominal da armadura. Sobre os requisitos de cobrimento, registre V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas:

(__)O cobrimento nominal da armadura é a distância entre a face externa do estribo e a face do elemento estrutural, e sua função é proteger o aço contra a corrosão e garantir a aderência ao concreto.

(__)A espessura do cobrimento nominal varia de acordo com a Classe de Agressividade Ambiental (CAA) à qual a estrutura estará exposta, sendo maior para ambientes mais agressivos.

(__)Para um elemento estrutural de laje em um ambiente interno de um edifício residencial urbano (CAA II), o cobrimento nominal mínimo é de 30 mm.

(__)A norma permite uma tolerância de execução (Δ c) de 10 mm no cobrimento, o que significa que o cobrimento real pode ser até 10 mm menor que o nominal especificado em projeto.

Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos itens acima, de cima para baixo:

Alternativas da questão 3269381
Pular para o conteúdo principal