Questão 3255084

Fonoaudiologia · 2025

Questão

ID 3255084

Disciplina: Fonoaudiologia

Assuntos: Ética Profissional, Biossegurança e Código de Ética do Fonoaudiólogo

Ano: 2025 Banca: EDUCA Assessoria Educacional Órgão: Prefeitura Municipal de Umbuzeiro


Um fonoaudiólogo atende um paciente adulto com déficit cognitivo, incapaz de consentir plenamente sobre seu tratamento. Surge a dúvida sobre a divulgação de informações para a família do paciente.

Com base nos artigos da Resolução CFFa 305/2004, analise as afirmativas a seguir:

I. O Artigo 6º determina que o sigilo profissional é absoluto, proibindo qualquer comunicação de informações sem o consentimento expresso do paciente, mesmo em casos de incapacidade.

II. O Artigo 8º prevê que o fonoaudiólogo pode compartilhar informações com familiares ou terceiros quando o paciente estiver legalmente incapacitado, desde que haja autorização do representante legal.

III. O Artigo 12º estabelece que a divulgação de informações pessoais do paciente sem autorização é permitida sempre que o profissional julgar necessária para o tratamento.

IV. O Artigo 10º orienta que o fonoaudiólogo deve preservar o sigilo profissional, exceto quando a comunicação for exigida por lei, decisão judicial ou para proteger a saúde pública.

Considerando as afirmativas acima, assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas da questão 3255084
Pular para o conteúdo principal