Questão
ID 3254849Disciplina: Fonoaudiologia
Assunto: Neonatologia
Ano: 2025 Banca: Fundação Médica do Rio Grande do Sul Órgão: Hospital de Clínicas de Porto Alegre
O fonoaudiólogo utiliza-se de técnicas para auxiliar no desenvolvimento da alimentação em recém-nascidos prétermo (RNPTs). Sobre essas técnicas, relacione as colunas e assinale a sequência correspondente.
(1) Treino de deglutição (TD).
(2) Estimulação sensório-motora orofacial (ESMO).
(3) Experiência gustativa antecipada.
(4) Sucção não nutritiva (SNN).
( ) Técnica utilizada para ajudar a desenvolver e fortalecer os músculos envolvidos na alimentação. Envolve a sucção com dedo enluvado, chupeta ou seio materno vazio (técnica da mama vazia), sem a ingestão de alimentos.
( ) Alguns estudos mostram que esta técnica pode acelerar o processo de maturação. Quando realizada adequadamente, pode inclusive contornar dificuldades surgidas em decorrência dos longos períodos do uso de sonda e ventilação mecânica pelo RNPT, bem como reduzir o tempo de internação.
( ) Técnica utilizada para estimular a alimentação oral em RNPT precocemente. Consiste na oferta de mínimo volume de estímulo gustativo (0,05) através de uma seringa de 1ml na parte posterior medial da língua, instigando o reflexo de deglutição. Tem por objetivo melhorar a habilidade de alimentação e a obtenção exclusiva via oral em um curto período. Não existem evidências de que esta técnica de forma isolada chegue ao desfecho desejado.