Questão 3253708

Fonoaudiologia · 2026

Questão

ID 3253708

Disciplina: Fonoaudiologia

Assunto: Disfagia Orofaríngea — Causas e Classificação

Ano: 2026 Banca: UNESC - UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE Órgão: Prefeitura Municipal de Nova Veneza


A Doença de Parkinson é uma condição neurodegenerativa que frequentemente cursa com disfagia orofaríngea. Assim, analise as afirmativas a seguir sobre as características da deglutição nesta população.

I.O tremor lingual e a bradicinesia (lentidão de movimentos) podem causar dificuldades na fase oral, resultando em tempo de trânsito oral aumentado e escape posterior prematuro do alimento.

II.Na fase faríngea, é comum observar resíduos em valéculas e seios piriformes devido à redução da contração da faringe e da movimentação da base da língua.

III.A disfagia no Parkinson é classificada como mecânica, pois a alteração primária é a obstrução física causada pela rigidez muscular cervical, sem comprometimento do comando motor central.

Assinale a alternativa que apresenta somente as proposições CORRETAS:

Alternativas da questão 3253708
Pular para o conteúdo principal