Questão 3248961

Economia e Finanças · 2023

Questão

ID 3248961

Disciplina: Economia e Finanças

Assunto: Modelo CAPM e Suas Extensões

Ano: 2023 Banca: IFMT - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso Órgão: Instituto Federal de Mato Grosso


Há uma relação direta entre retorno esperado e risco. O Modelo CAPM (Modelo de Precificação de Ativos Financeiros) considera o beta (β) como a medida de risco entre o ativo (ou carteira) e o mercado (RM). De acordo com Berk e DeMarzo (2009, p. 385-419), “sob as suposições do CAPM, podemos identificar a carteira eficiente: é igual à carteira de mercado. Esta pode ser utilizada como benchmark. (...) O prêmio de risco de um título é igual ao prêmio de risco de mercado (o valor pelo qual o retorno esperado de mercado excede a taxa de juros livre de risco), multiplicado pelo valor de risco de mercado presente nos retornos do título, medido por seu beta (β) com o mercado”.

Considerando a equação do CAPM e os seguintes valores hipotéticos (Selic: 13,75% a.a.; Ibovespa: 23,75% a.a.; beta (β)=2,0), calcule o retorno esperado ( r_i ) do Título “i” e assinale a alternativa com a resposta CORRETA:

\(E\left[R_i\right]=r_i=r_f+β_i^{Mkt}\left(E\left[R_{Mkt}\right]-r_f\right)\)

𝑟𝑓 = 𝑅𝑒𝑡𝑜𝑟𝑛𝑜 𝐿𝑖𝑣𝑟𝑒 𝑑𝑒 𝑅𝑖𝑠𝑐𝑜 (𝑐𝑜𝑛𝑠𝑖𝑑𝑒𝑟𝑒 𝑆𝐸𝐿𝐼𝐶 = 13,75% 𝑎. 𝑎.).

𝐸 [𝑅𝑀𝑘𝑡] = 𝑅𝑒𝑡𝑜𝑟𝑛𝑜 𝐸𝑠𝑝𝑒𝑟𝑎𝑑𝑜 𝑑𝑒 𝑀𝑒𝑟𝑐𝑎𝑑𝑜 (𝐶𝑜𝑛𝑠𝑖𝑑𝑒𝑟𝑒 𝐼𝐵𝑂𝑉𝐸𝑆𝑃𝐴 = 23,75% 𝑎.𝑎.).

\(β_i^{Mkt}\) (𝐸 [𝑅𝑀𝑘𝑡] − 𝑟𝑓) = 𝑃𝑟ê𝑚𝑖𝑜 𝑑𝑒 𝑅𝑖𝑠𝑐𝑜 𝑑𝑜 𝐴𝑡𝑖𝑣𝑜 "i".

\(β_i^{Mkt}\) =Risco do ativo "i". Considere o valor: 2,0

Fonte: BERK, Jonathan; DEMARZO, Peter. Finanças Empresariais. Tradução Christiane de Brito Andrei. Porto Alegre: Bookman, 2009. ISBN: 978- 85-7780-339-2 (adaptado).

Alternativas da questão 3248961
Pular para o conteúdo principal