Questão 3245591

Economia e Finanças · 2026

Questão

ID 3245591

Disciplina: Economia e Finanças

Assunto: Equilíbrio no Mercado Real (Produto e Emprego)

Ano: 2026 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Instituto Rio Branco


Considere uma economia descrita pelo seguinte sistema de equações, em tempo contínuo.

Função de produção agregada

\(Y = F(K, N)\)

\(F_K > 0, F_N > 0, F_{KN} > 0, F_{NN} < 0, F_{KK} < 0\) , em que \(F_i\) é a primeira derivada da função de produção com relação ao insumo i, e \(F_{ii}\) é a segunda derivada da função de produção com relação ao insumo i

Demanda de trabalho em termos reais

\(\frac{w}{P}=F_N\)

Função Investimento

\(I = I(q(K, N, r - \pi) - 1)\)

I'<0, em que I' é a derivada do investimento em relação à taxa de juros

Função Consumo

\(C=C(Y-T)\)

\(0 < C' < 1,\) em que C' é a derivada do consumo em relação à renda disponível

Equilíbrio no mercado de bens

\(Y = C + I + G + \delta K \quad (5)\)

Equilíbrio Monetário

\(\frac{M}{P} = m(Y, r)\) (6), em que ܻY é o produto, ܰN o emprego, K o estoque de capital, w o salário nominal, ܲP o nível geral de preços, I o investimento, q o Q de Tobin, r a taxa nominal de juros, a taxa de inflação, C o consumo, ܶT os tributos autônomos, G os gastos autônomos do governo, ݉ m(Y,r) a demanda real por moeda e M o estoque nominal de moeda, \(\delta K\) a taxa de depreciação do estoque de capital.

Considere, ainda, um regime em que

● o governo (via Banco Central) controla exogenamente a quantidade de moeda M;

● o estoque de capital é constante no tempo.

A respeito dessa economia, julgue os itens que se seguem.



O sistema exibe a chamada dicotomia clássica: com o estoque de capital (K) dado, as variáveis reais \((Y, L, w/P, r - \pi, C, I)\) são determinadas exclusivamente pelo bloco real (função de produção, mercado de trabalho, comportamento de consumo e investimento e política fiscal), sendo o nível de preços P ajustado de forma a compatibilizar o equilíbrio monetário \(\frac{M}{P} = m(Y, r)\) , para um dado M.

Alternativas da questão 3245591
Pular para o conteúdo principal