Questão
ID 3245519Disciplina: Economia e Finanças
Assunto: Quota de Importação
Ano: 2026 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: INFRA
Em uma pequena economia aberta com regime de câmbio flutuante, alta mobilidade de capitais e integração comercial, o governo dispõe de instrumentos de política comercial (tarifas de importação, subsídios às exportações e cotas) e o banco central conduz a política monetária com vistas à estabilidade de preços e à suavização do ciclo econômico.
A partir dessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem, a respeito das interações entre câmbio, tarifas, subsídios e cotas.
A substituição de uma tarifa ad valorem por uma cota de importação calibrada para reproduzir, no período inicial, o mesmo volume de importações reduz necessariamente a perda de bem-estar de equilíbrio geral, pois transforma a receita tarifária em rendas de quota apropriadas integralmente pelo governo, eliminando o peso morto associado à tarifa.