Questão 3244287

Química · 2022

Questão

ID 3244287

Disciplina: Química

Assunto: Métodos Volumétricos e Titulométricos

Ano: 2022 Banca: Fundação de Apoio à Educação e Desenvolvimento Tecnológico de Minas Gerais - Fundacao CEFETMINAS Órgão: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas


A titulação consiste em uma análise volumétrica muito utilizada em processos de determinação da concentração de uma espécie. Pode-se usar essa técnica na análise do teor de ferro em uma amostra de minério. Após dissolver o minério em ácido clorídrico, os íons Fe2+ reagem com os íons permanganato, conforme a equação não balanceada a seguir:

Equação não balanceada:

Fe2+(aq) + MnO4- (aq) + H+ (aq) → Fe3+(aq) + Mn2+ (aq) + H2O(l)

Realizou-se a coleta de amostras de minério, pesaram-se 300 mg dessa amostra; em seguida, dissolveu-se em ácido clorídrico. A solução foi titulada em KMnO4(aq) 0,02 mol L-1. Alcançou-se o ponto estequiométrico quando o volume de titulante usado foi de 20,0 mL.

Qual é o teor de ferro aproximado, em %, na amostra analisada?

Alternativas da questão 3244287
Pular para o conteúdo principal