Questão
ID 3243813Disciplina: Química
Assunto: Características e Funcionamento das Pilhas
Ano: 2023 Banca: FUNDATEC - Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências Órgão: Prefeitura Municipal de Espumoso
“Em 1836, o cientista John Frederic Daniell (1790-1845) construiu uma pilha formada por dois eletrodos separados em duas semicelas. Um dos eletrodos era formado por uma placa de zinco metálico (Zn(s)) mergulhada em uma solução contendo cátions zinco (Zn2+ (aq)), como uma solução de sulfato de zinco (ZnSO4 (aq)). Já o segundo eletrodo era formado por uma placa de cobre metálico (Cu(s)) mergulhada em uma solução contendo cátions cobre (Cu2+(aq)), como uma solução de sulfato de cobre (CuSO4 (aq)). Esses dois eletrodos eram interligados por um circuito externo, com uma lâmpada, cujo acendimento indicaria a passagem de corrente elétrica” (Fonte: Manual da Química). Sobre o tema, analise a Figura 5 abaixo:

Figura 5
Além do acendimento da lâmpada, outras mudanças ocorreram no sistema, como a corrosão da placa de zinco. Essas ocorrências são resultado de reações de: