Questão 3242877

Química · 2023

Questão

ID 3242877

Disciplina: Química

Assuntos: Ordem de Reação, Lei de Velocidade e Molecularidade

Ano: 2023 Banca: Instituto Consulplan Órgão: Corpo de Bombeiro Militar de Santa Catarina


“Ele faria 19 anos no próximo final de semana”, disse a mãe, emocionada, ao falar do jovem Jeffy, vítima fatal do incêndio na cozinha industrial do Restaurante Pistan Grill. Segundo o corpo de bombeiros, uma panela contendo óleo foi esquecida no fogo e, ao perceber o incêndio, o jovem arremessou uma certa quantidade de água. Contudo, o uso de água nessas situações oferece riscos, uma vez que resulta em um tipo de explosão decorrente do contraste térmico entre a água e o óleo. O recomendado, nesses casos, é o uso de substâncias capazes de reagir com o óleo ou gordura em chamas gerando espuma (reação de saponificação), que inibe a captação de oxigênio e a formação de gases inflamáveis. A imagem apresenta uma reação de saponificação, sendo R e R’ representações de cadeias orgânicas:

+ R' — OH

(A) (B)

Considere que a reação simbolizada foi estudada no quesito cinético. Os dados empíricos das velocidades iniciais medidas para diferentes concentrações iniciais dos reagentes são mostrados no quadro:

Número do experimento

[A] mol . L-1

[B] mol . L-1

Velocidade mol . L-1 . s-1

1

0,10

0,10

0,40

2

0,10

0,20

0,40

3

0,20

0,10

1,60

Com base nas informações fornecidas, a velocidade da reação (em mol . L-1 . s-1),quando [A] = 0,30 mol . L-1 e [B] for 0,10 mol . L-1, será de:

Alternativas da questão 3242877
Pular para o conteúdo principal