Questão 3233701

Biblioteconomia · 2023

Questão

ID 3233701

Disciplina: Biblioteconomia

Assunto: Estudo de Usuários

Ano: 2023 Banca: IFES - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo Órgão: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo


O leitor é aquele que compreende bem o texto, que capta a expressão autoral e os sentidos do texto com intensa compreensão, conscientização social e interpretação de mundo (Vargas, 2009). O texto descreve que para ser leitor é necessária a decodificação e o reconhecimento do que está sendo lido, sendo isso de fundamental importância no processo educacional. Rollo (2004, apud Amaral, 2020) catalogou os leitores segundo a quantidade consumida, os modos e os interesses de leitura. Com base neste autor, analise os tipos de leitores e marque (V) como VERDADEIRO e (F) como FALSO para as sentenças a seguir, e selecione a sequência CORRETA, de cima para baixo:

( ) Leitor não leitor é aquele que lê esporadicamente apenas periódicos em busca de informações recentes.

( ) O leitor superficial não se preocupa com o tipo de leitura ou valor estético das obras, desde que sejam para o seu aprimoramento profissional.

( ) Leitor compulsivo é curioso, eclético e possui interesse por todo tipo de literatura.

( ) Leitor diletante é aquele altamente crítico que se debruça em textos complexos.

( ) O leitor profissional é aquele que busca a leitura de textos técnicos sobre assuntos de seu interesse como aluno ou profissional.

Alternativas da questão 3233701
Pular para o conteúdo principal