Questão 3231295

Biblioteconomia · 2025

Questão

ID 3231295

Disciplina: Biblioteconomia

Assunto: Lei nº 4.084/1962 - Regulamenta a Profissão do Bibliotecário

Ano: 2025 Banca: Instituto ACCESS - ACCESS Órgão: Universidade Federal do Acre


A profissão de Bibliotecário no Brasil é regulamentada pela Lei nº 4.084/62 e pelo Decreto nº 56.725/65, que estabelecem as condições para o exercício profissional e as atribuições dos órgãos fiscalizadores. Acerca do disposto nessa legislação, registre V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas:

(__)A fiscalização do exercício da profissão de Bibliotecário é uma atribuição exclusiva do Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB), que pode delegar, em caráter excepcional, a aplicação de penalidades aos Conselhos Regionais.

(__)São atribuições do bibliotecário a organização, direção, execução e administração de bibliotecas, bem como o ensino de matérias relativas à Biblioteconomia e à Bibliografia.

(__)O registro profissional nos Conselhos Regionais é facultativo para bacharéis em Biblioteconomia que atuam em órgãos públicos, sendo exigido apenas para o exercício da profissão na iniciativa privada.

(__)Compete aos Conselhos Regionais de Biblioteconomia (CRBs), entre outras funções, organizar e manter o registro dos profissionais, expedir a carteira profissional e julgar as infrações, aplicando as penalidades previstas.

Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos itens acima, de cima para baixo:

Alternativas da questão 3231295
Pular para o conteúdo principal