Questão 3221478

Arquivologia · 2023

Questão

ID 3221478

Disciplina: Arquivologia

Assunto: NOBRADE - Norma Brasileira de Descrição Arquivística

Ano: 2023 Banca: FUNDATEC - Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências Órgão: Instituto de Previdência do Município de Foz do Iguaçu


No que se refere aos instrumentos de descrição arquivística, analise as afirmações abaixo:

1. Os instrumentos de descrição, de acordo com Heredia Herrera (1991), devem ser tomados como resultado de uma operação de análise específica dos documentos de arquivo ou de seus agrupamentos.

2. A ISAD(G) consiste em um instrumento de descrição arquivística utilizado para o registro de autoridade arquivística, entidades coletivas, pessoas e famílias, sendo um dos maiores referenciais na arquivologia contemporânea.

3. A Norma Brasileira de Descrição Arquivística, a NOBRADE, foi elaborada com base na ISAD(G) e pode ser utilizada para alguns materiais arquivísticos, não sendo recomendada para sistemas informatizados, pois estes já possuem metodologia própria para a descrição arquivística.

4. A ISDF, ou Norma Internacional para Descrição de Funções, foi criada a partir de modelos de descrição e análise de funções regularmente aplicados em arquivos e gestão de documentos na Austrália, Canadá, Suíça, Reino Unido e Estados Unidos da América.

5. A norma geral internacional de descrição arquivística é conhecida como ISDIAH, devendo ser usada em conjunto com a NOBRADE, no caso do Brasil, ou como base para a sua criação.

O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:

Alternativas da questão 3221478
Pular para o conteúdo principal