Questão
ID 3219162Disciplina: Arquivologia
Assunto: Principais Atividades de Conservação
Ano: 2024 Banca: FUNDATEC - Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências Órgão: Prefeitura Municipal de Passo Fundo
Durante o estado de calamidade pública decretado em vários municípios do estado do Rio Grande do Sul, em maio de 2024, o Arquivo Nacional, o Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul e o Departamento de Arquivo Geral da Universidade Federal de Santa Maria publicaram um conjunto de ações iniciais para a salvaguarda de arquivos após a ocorrência de desastre natural por inundação. Com base nessas orientações e demais orientações arquivísticas sobre preservação e conservação de acervos documentais, analise as assertivas abaixo:
I. Uma das primeiras iniciativas a ser tomada quando há um desastre causado por inundação é garantir condições mínimas de segurança para acesso das pessoas.
II. É imprescindível que seja desligada toda fonte de corrente elétrica do local atingido, a fim de evitar qualquer risco de choque elétrico.
III. Assim que haja condições mínimas de segurança, é imprescindível que o acervo dos espaços inundados possa ser removido, com a utilização de caixas-arquivo de papelão ou carrinhos para o transporte dos documentos.
Quais estão INCORRETAS?