Questão 3214243

Veterinária · 2024

Questão

ID 3214243

Disciplina: Veterinária

Assunto: Imunologia e Vacina

Ano: 2024 Banca: Objetiva Concursos Órgão: Prefeitura Municipal de Pato Bragado


A encefalomielite equina é caracterizada nos quinos por sinais neurológicos que podem ser identificados, como: incoordenação motora, depressão, tremores, decúbito e movimento de pedalar, podendo evoluir para convulsões e óbito do animal. Sobre a encefalomielite equina, analisar os itens.

I. Os reservatórios são aves, roedores e répteis, sendo os equinos e o homem considerados como hospedeiros acidentais.

II. Esta doença viral, que também pode afetar humanos, é causada por um DNA vírus da família Togaviridae, transmitido por mosquitos.

III. O período de incubação é de 5 a 14 dias após a picada do mosquito infectado. Trata-se de uma zoonose de notificação obrigatória e imediata.

IV. A vacinação é a medida mais eficaz e deve seguir um calendário específico: aos 3, 4 e 6 meses de idade, com reforço anual; para éguas, 30 dias antes do parto; e para cavalos adultos nunca vacinados, a primovacinação com duas doses intervaladas por 30 dias e, em seguida, reforço anual.

Está CORRETO o que se afirma:

Alternativas da questão 3214243
Pular para o conteúdo principal