Questão 3208905

Medicina · 2026

Questão

ID 3208905

Disciplina: Medicina

Assunto: Exames Complementares em Ortopedia

Ano: 2026 Banca: Fundação de Apoio à Educação e Desenvolvimento Tecnológico de Minas Gerais - Fundacao CEFETMINAS Órgão: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas


O crescimento ósseo envolve um processo dinâmico de ossificação endocondral, o qual pode sofrer alterações e resultar em doenças ortopédicas do desenvolvimento (DODs), como fisites, osteocondrose, deformidades angulares e deformidades flexurais.

Avalie o que se afirma a respeito dos aspectos radiográficos das lesões ósseas associadas a essas enfermidades.

I- Na osteocondrose observa-se uma formação cística radioluscente na região da cartilagem articular.

II- Ao observarmos uma radiografia das extremidades de um cão com reação periosteal, devemos suspeitar de osteodistrofia hipertrófica.

III- Na Panosteíte frequentemente observa-se aumento difuso ou focal da radioluscência intramedular dos ossos longos.

Está correto apenas o que se afirma em

Alternativas da questão 3208905
Pular para o conteúdo principal