Questão
ID 3194918Disciplina: Enfermagem
Assunto: Gasometria
Ano: 2023 Banca: INEP ENEM - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Órgão: Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes
A avaliação do estado ácido-básico do sangue é feita na grande maioria dos pacientes que são atendidos em unidades de terapia intensiva, qualquer que seja a doença de base. Essa avaliação é fundamental, pois, além dos desvios do equilíbrio ácido-base, pode fornecer dados sobre a função respiratória e sobre as condições de perfusão tecidual. Por meio da gasometria arterial, é possível o diagnóstico dos desvios do componente respiratório e do componente metabólico.
A tabela a seguir mostra os valores de referência da gasometria arterial:
pH | 7,35 a 7,45 |
pO2 | 80 a 100 mmHg |
pCO2 | 35 a 45 mmHg |
HCO3 | 22 a 26 mEq/L |
BE | -3,0 a +3,0 mEq/L |
SO2 | 94 a 100% |
REGO, F. G. M. et al. Caracterização dos distúrbios da regulação ácido-base: uma abordagem didática e intuitiva. RBAC. v. 4, p. 337-345, 2020 (adaptado).
Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.
I. A acidose metabólica é um distúrbio ácido-base caracterizado por níveis plasmáticos reduzidos de pH e HCO3; a pCO2 costuma estar diminuída como consequência da hiperventilação compensatória, que é uma resposta dos pulmões para combater a acidose.
II. A alcalose metabólica é um distúrbio do equilíbrio ácido-base caracterizado por níveis plasmáticos elevados de pH e de HCO3; a pCO2 também fica elevada como resultado da hipoventilação alveolar, que ocorre na tentativa de compensar o distúrbio primário.
III. A acidose respiratória é um distúrbio ácido-base caracterizado por elevação da pCO2 e redução do pH plasmático; o HCO3 plasmático geralmente está aumentado, como uma tentativa de combater o distúrbio primário.
IV. A alcalose respiratória é um distúrbio do equilíbrio ácido-base caracterizado por níveis plasmáticos elevados de pH e redução da pCO2; o HCO3 aumenta, como uma tentativa de compensar o distúrbio primário.
É correto apenas o que se afirma em