Questão
ID 3187417Disciplina: Fisioterapia
Assunto: Fisioterapia Neonatal e Pediátrica
Ano: 2026 Banca: IGEDUC - Instituto de Apoio à Gestão e Educação Órgão: Prefeitura Municipal de São José do Campestre
A avaliação do desenvolvimento neuromotor envolve a verificação da integração dos reflexos primitivos. Analise as afirmativas a seguir sobre o Reflexo Tônico Cervical Assimétrico (RTCA) e suas implicações clínicas:
I. O RTCA é desencadeado pela rotação da cabeça para um lado, resultando na extensão do membro superior e inferior do lado facial e flexão dos membros do lado occipital (postura de esgrimista).
II. A persistência do RTCA além dos 6 meses de idade pode impedir o desenvolvimento da linha média, dificultar o rolar, a coordenação mão-boca e a aquisição da preensão voluntária bimanual.
III. O RTCA é um reflexo patológico que nunca deve estar presente em recém-nascidos normais, sendo um sinal indicativo de paralisia cerebral espástica grave desde o nascimento.
Está correto o que se afirma em: