Questão
ID 3162139Disciplina: Artes
Assunto: Composição Musical
Ano: 2024 Banca: FACAPE AEVSF - Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina Órgão: Secretaria de Educação de Petrolina
De acordo com o Dicionário Grove de Música, a definição de arranjo é “A reelaboração ou adaptação de uma composição, normalmente para uma combinação sonora diferente do original” (SADIE, 1994, p. 43). Para tanto, o conhecimento e a vivência musical do arranjador são fundamentais para que a peça arranjada possa ser executada, tendo em vista as habilidades técnicas dos instrumentistas e a sonoridade desejada. Nessa direção, é importante considerar alguns fatores:
I. A tessitura dos instrumentos e a tonalidade da música.
II. A presença indispensável de um naipe de cordas para dar densidade a peça.
III. A quantidade mínima de compassos que deve existir na música.
IV. As combinações de instrumentos para criar texturas interessantes, além de utilizar da criatividade, sem distanciar-se da ideia principal da composição original.
NÃO são verdadeiras as afirmativas: