Questão 3159314

Artes · 2025

Questão

ID 3159314

Disciplina: Artes

Assunto: Movimento Corporal

Ano: 2025 Banca: Avança SP - Instituto Avança São Paulo Órgão: Prefeitura Municipal de Cerquilho


Quando dançamos, executamos uma série de movimentos que carregam características e sentidos, dando expressividade e simbologias à dança. Essas características são chamadas de Elementos Constitutivos do Movimento. Esses elementos foram estudados pelo bailarino, coreógrafo e pesquisador Rudolf Laban, e resultaram no desenvolvimento de um método e sistematização da linguagem da dança e do movimento. Seus estudos fundamentam a dança moderna.

(Disponível em:< https://acervocmsp.educacao.sp.gov.br/93138/502864.pdf> )

O coreógrafo e pesquisador Rudolf Laban

Laban, através de seus estudos e notações, desenvolveu a Corêutica e a Eucinética, componentes do movimento em si. A respeito disso, assinale V para Verdadeiro e F para Falso:

( ) A Eucinética estuda a simbologia dos movimentos em confronto com pesquisas antropológicas que buscam as raízes de certos gestos em diversos grupos culturais ao redor do mundo e ao longo da história.

( ) A Eucinética estuda a relação do corpo com o espaço e o desenvolvimento dos movimentos dançados.

( ) Dentro da Corêutica encontramos os conceitos de Cinesfera, Deslocamento no espaço, Dimensões do movimento, as Direções para as quais o corpo se projeta ao dançar, os Níveis e Planos em que são executados os movimentos dançados.

( ) Conforme estrutura a Eucinética, são fatores expressivos do movimento: espaço, fluxo ou fluência, peso e tempo.

( ) Cinesfera (ou Kinesfera) – É o espaço onde acontece o movimento. É um espaço imaginário que impõe uma limitação do corpo do dançarino ao limite natural do espaço pessoal.

Assinale a alternativa que apresenta corretamente a sequência.

Alternativas da questão 3159314
Pular para o conteúdo principal