Questão 3159287

Artes · 2025

Questão

ID 3159287

Disciplina: Artes

Assunto: Estilos Musicais

Ano: 2025 Banca: NUCEPE UESPI - Núcleo de Concursos e Promoção de eventos Órgão: Secretaria de Estado da Educação do Piauí


Considere as afirmações a seguir sobre formas típicas de música coral:

I. O moteto é uma composição que tem por base o poema. Não qualquer tipo de poema, mas o que é estruturado em duas ou três estrofes de três versos cada uma, completado por uma estrofe final de dois versos chamada ritornelo, que assume a função de uma espécie de estribilho. Os textos do madrigal são, geralmente, de caráter idílico, amoroso ou contemplativo.

Il. O madrigal é uma composição para coro a cappella, sem acompanhamento instrumental propriamente dito, mas só com eventuais apoios instrumentais. De modo geral, podemos dizer que o moteto é uma composição coral originalmente destinada a ser cantada durante o serviço religioso: missas, matinais, vésperas.

III. A cantata é estruturada por vozes e instrumentos independentes. Sendo seu texto geralmente poético ou tendo por base um coral sacro, a cantata, além das partes corais, contém solos em forma de árias com os instrumentos.

IV. O oratório baseia-se em uma história, sendo, no caso, narrativo e descritivo. Possui uma orquestra independente, partes de coro, solos e aberturas. É uma composição típica do stile representativo, com muita dramaticidade, porém, via de regra, sem cenário, roupagens especiais ou ação.

Assinale a alternativa que contenha APENAS as afirmações corretas.

Alternativas da questão 3159287
Pular para o conteúdo principal