Questão 3149399

Conhecimentos de Nicho ou de Profissões Liberais · 2025

Questão

ID 3149399

Disciplina: Conhecimentos de Nicho ou de Profissões Liberais

Assunto: Audiodescrição

Ano: 2025 Banca: FUNDATEC - Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências Órgão: Universidade Federal do Rio Grande do Sul


A legendagem e a audiodescrição são recursos de acessibilidade comunicacional complementares, mas tecnicamente distintos. Considerando suas especificidades, características técnicas e públicos-alvo, analise as assertivas abaixo sobre esses recursos:

I. A legendagem descritiva consiste na transcrição literal dos diálogos, e a audiodescrição é a leitura em voz alta de tudo que está escrito em cena (cartazes, letreiros, legendas).

II. A legendagem descritiva para surdos e ensurdecidos (LSE ou closed caption) transcreve diálogos e informações sonoras relevantes (música, ruídos, identificação de falantes), sendo destinada primariamente a pessoas surdas ou com deficiência auditiva.

III. A audiodescrição consiste na narração de elementos visuais da cena (ações, expressões, figurinos, cenários) inserida em espaços entre diálogos, destinada a pessoas cegas ou com baixa visão, podendo ser oferecida ao vivo ou gravada.

Quais estão corretas?

Alternativas da questão 3149399
Pular para o conteúdo principal