Questão
ID 3148748Disciplina: Comunicação Social
Assuntos: Som, Sonorização, Sonoplastia e Acústica em Audiovisual e Cinema
Ano: 2026 Banca: FGV - Fundação Getúlio Vargas Órgão: Assembleia Legislativa de Rondônia
Uma sala de reuniões possui paredes de vidro, piso de porcelanato e teto de gesso liso. Ao realizar uma videoconferência, o som apresenta pouca clareza. Com relação à acústica aplicada a ambientes utilizados para gravação, transmissão ou videoconferência, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) Superfícies rígidas e reflexivas aumentam o tempo de reverberação, causando sobreposição entre o som direto e suas reflexões.
( ) Para evitar reverberação excessiva deve-se instalar materiais porosos (como espumas ou painéis de lã) para absorver a energia das ondas.
( ) Difusores de superfície lisa são suficientes para eliminar ecos curtos e melhorar totalmente a inteligibilidade da fala.
( ) O isolamento acústico impede que o som entre ou saia de um ambiente, mas não resolve problemas de reflexão sonora dentro da sala.
As afirmativas são, respectivamente,