Questão 3147816

Educação Física · 2024

Questão

ID 3147816

Disciplina: Educação Física

Assunto: Conceitos Gerais de Didática e Prática de Ensino

Ano: 2024 Banca: Avança SP - Instituto Avança São Paulo Órgão: Prefeitura Municipal de Águas de Lindóia


O que ensinar e como ensinar são questões que devem estar no radar do professor de Educação Física. Jogos e competições realizados de forma frequente e dirigida são especialmente úteis para que os alunos possam exercitar a capacidade de tomada de decisões dentro de uma dada quantidade de tempo, para que busquem o engajamento no jogo. Ensinar esporte por meio da compreensão das táticas implica em um “ensino dentro do jogo”.

Adaptado de SADI, R.S.

Pedagogia do esporte:

descobrindo novos caminhos.

São Paulo: Ícone, 2010. (p. 35)

A partir das informações do texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Conhecer e familiarizar-se com os alunos possibilita uma intervenção mais qualificada principalmente pelo fato de que, em muitas das turmas é possível observar uma “exclusão espontânea” das atividades de jogos e esportes.

PORQUE

II. O individualismo prevalece sobre o coletivo ou por que a afetividade acaba se sobrepondo na escolha de equipes ou mesmo em função de temas sexistas, então, a responsabilidade do ensino deve ser garantida sob pena de se quebrar o respeito individual e coletivo durante o jogo.

Assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas da questão 3147816
Pular para o conteúdo principal