Questão
ID 3142981Disciplina: Educação Física
Assunto: Bioenergética e Sistemas Energéticos
Ano: 2025 Banca: URCA - Universidade Regional do Cariri Órgão: Prefeitura Municipal de Mauriti
Durante uma sessão de treinamento periodizado, um educador físico observa que diferentes tipos de substratos energéticos são recrutados conforme a intensidade e duração do exercício. Considerando os principais processos metabólicos envolvidos na ressíntese de ATP e o papel dos macronutrientes como fontes energéticas, analise as afirmativas a seguir:
( ) O glicogênio muscular constitui a principal reserva energética utilizada durante exercícios intensos e de curta duração, devido à rápida disponibilidade de glicose pela glicólise anaeróbia.
( ) Os lipídios são a principal fonte energética em exercícios prolongados e de baixa a moderada intensidade, quando o aporte de oxigênio é suficiente para o metabolismo oxidativo.
( ) A utilização de proteínas como substrato energético aumenta de forma significativa em exercícios aeróbicos curtos, devido à rápida desaminação de aminoácidos.
( ) A ressíntese de ATP a partir da fosfocreatina (sistema ATPCP) ocorre de forma anaeróbia alática, sem participação direta do oxigênio.
( ) A disponibilidade de oxigênio é determinante para o predomínio do metabolismo oxidativo, que envolve a betaoxidação de ácidos graxos e o ciclo de Krebs.
A sequência correta é: