Questão 3141283

Educação Física · 2026

Questão

ID 3141283

Disciplina: Educação Física

Assunto: Sistemas e Fórmulas de Disputa

Ano: 2026 Banca: COTEC FADENOR - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Superior do Norte de Minas Órgão: Prefeitura Municipal de Jequitaí


A organização de um evento esportivo requer a escolha adequada do sistema de disputa, considerando o tempo disponível, o número de participantes e os objetivos do evento. Analise as assertivas sobre os sistemas de disputa.

I- O sistema de Eliminação Simples (ou 'mata-mata') é o mais indicado quando se tem um grande número de competidores e pouco tempo disponível, pois a cada rodada o número de jogos cai pela metade.

II- O sistema de Rodízio Simples (todos contra todos) é o que melhor afere o desempenho regular dos participantes, oferecendo maior número de jogos, porém exige mais tempo e espaço para sua realização.

III- No sistema de Dupla Eliminatória, o competidor é eliminado do torneio imediatamente após sua primeira derrota, não tendo chance de repescagem, sendo idêntico à Eliminação Simples.

IV- O Congresso Técnico é o momento prévio ao evento onde se discutem e homologam o regulamento, realizam-se os sorteios das chaves e esclarecem-se dúvidas das equipes participantes.

Assinale a alternativa que apresenta somente as proposições CORRETAS:

Alternativas da questão 3141283
Pular para o conteúdo principal