Questão 3140789

Educação Física · 2026

Questão

ID 3140789

Disciplina: Educação Física

Assunto: Conceitos Gerais de Planejamento e Avaliação

Ano: 2026 Banca: FEPESE - Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos Órgão: Prefeitura Municipal de Urubici


“Nos últimos cem anos, as práticas de avaliação sempre foram desenhadas para separar os alunos com sucesso dos outros e para salientar e controlar essas diferenças” (ARAÚJO, 2024).

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras (V) e falsas (F) com relação à avaliação na Educação Física escolar.

( ) O processo de avaliação somativo tem sempre de ser implementado “durante” o processo de ensino e aprendizagem.

( ) Durante o processo de ensino aprendizagem, a avaliação e as evidências que o professor recolhe têm uma intenção proativa e servem ao propósito de melhorar as aprendizagens futuras.

( ) A responsabilidade na avaliação formativa pode ser assumida pelos professores e pelos alunos.

( ) A avaliação inicial serve precisamente para identificar as necessidades formativas dos nossos alunos, tomando por referência as metas de aprendizagem definidas para o ano ou ciclo de escolaridade.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas da questão 3140789
Pular para o conteúdo principal