Questão
ID 3137189Disciplina: Física
Assunto: Espira
Ano: 2024 Banca: COTEC FADENOR - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Superior do Norte de Minas Órgão: Prefeitura Municipal de Pirapora
O eletromagnetismo tem seus alicerces nos princípios das cargas elétricas e na variação do fluxo magnético. À medida que as cargas elétricas se movem, elas induzem um campo magnético e, quando ocorre uma mudança no fluxo magnético, um campo elétrico é gerado. O campo magnético surge em decorrência do movimento das cargas elétricas, pois é resultante da corrente elétrica. Além disso, ele pode surgir em interações eletromagnéticas quando elas se relacionam com ímãs.
Considerando a relação entre o campo magnético e a corrente elétrica, análise a figura a seguir.

Fonte: O autor, 2024.
Qual o valor aproximado da intensidade da corrente elétrica que percorre esta espira circular no vácuo, com raio de \(\pi^2\) cm , sabendo que o campo magnético produzido, através da passagem de corrente, tem módulo 2,2 . 10-5 T no centro da espira?
