Questão 3106198

Sociologia (Ciências Sociais) · 2025

Questão

ID 3106198

Disciplina: Sociologia (Ciências Sociais)

Assunto: Intolerância Religiosa

Ano: 2025 Banca: INEP ENEM - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Órgão: Concurso Nacional Unificado para Professores


Texto para questões 77 e 78

Uma das testemunhas da queima da casa de reza relata, já no auge da sua idade avançada, a remoção forçada que sofreu da comunidade de sua região: “Fomos colocados em gaiolas e levados para o Rio Apa, e lá foram contratados seguranças privados para nos exterminar no meio da mata, mas sobrevivemos pela reza” — relata a Nhandesy, moradora do Tekoha Rancho Jacaré. Ela traz várias lembranças, expressando que sempre houve inúmeras tentativas de silenciar a reza Kaiowá e Guarani, assim como tudo que pertence ao povo tradicional. Ela viu seus companheiros morrerem nessa remoção forçada de sua comunidade e depois de dias lutando para voltar ao seu território originário, ela enfim conseguiu. Porém, já havia ali vários capangas e seguranças armados de fazendeiros na região e parte da mata que pertence ao território dela já tinha sido exterminada e, dessa forma, os não indígenas ocuparam o território sagrado do povo dela.

Intolerância religiosa, racismo religioso e casas de rezas Kaiowá e Guarani queimadas. Disponível em: https://apiboficial.org. Acesso em: 15 maio 2025 (adaptado).



Uma professora de Geografia, com base na leitura do texto, planejou um dia de ação na escola para debater o problema descrito. Provocada por um estudante sobre os motivos da atividade, a professora solicitou à turma uma pesquisa sobre o tema, utilizando um roteiro, com o objetivo de

Alternativas da questão 3106198
Pular para o conteúdo principal