Questão
ID 3105506Disciplina: Geografia
Assunto: Cartografia Temática
Ano: 2025 Banca: VUNESP - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista Órgão: Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
Segundo Débora Olivato et al. (in Lourenço Magnoni Júnior et al., 2020), mapear os riscos existentes e identificar as áreas de expansão no espaço geográfico são desafios que a ciência pode auxiliar, colaborando na formulação de políticas públicas que ajudem a reduzir as desigualdades socioambientais. A cartografia social é uma metodologia que pode colaborar na gestão dos riscos, na prevenção e na capacidade de autoproteção das pessoas que ali vivem.
Analisando um exemplo de sucesso no Maranhão, os autores apresentam como as duas primeiras etapas da oficina de cartografia social: