Questão 3105108

Geografia · 2025

Questão

ID 3105108

Disciplina: Geografia

Assunto: Leitura e Interpretação de Mapas

Ano: 2025 Banca: AMEOSC - Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina Órgão: Prefeitura Municipal de Itapiranga


Um técnico em planejamento urbano precisa elaborar relatórios e mapas para subsidiar decisões sobre infraestrutura, transporte e uso do solo em diferentes regiões do município. Para isso, deve interpretar corretamente mapas topográficos, gráficos de distribuição populacional e imagens de satélite, relacionando-os às informações espaciais e geográficas. Relacione os itens da Coluna I (tipo de representação cartográfica) com suas funções principais descritas na Coluna II.

Coluna I − Tipos de representação

1.Mapas topográficos

2.Gráficos de população ou setores econômicos

3.Imagens de satélite

4.Mapas temáticos

5.Plantas urbanas ou croquis detalhados

Coluna II − Funções principais

A.Indicar relevo, altitude, rios e declividades, auxiliando na análise de riscos naturais e planejamento territorial.

B.Apresentar a distribuição de população, atividades econômicas ou indicadores sociais, permitindo visualização de padrões e tendências.

C.Observar uso do solo, cobertura vegetal, alterações ambientais e planejamento de ocupação territorial.

D.Destacar informações específicas, como densidade demográfica, zonas industriais ou áreas de preservação, facilitando tomada de decisão.

E.Representar detalhes de ruas, edifícios e estruturas urbanas, orientando projetos de infraestrutura local.

Assinale a correspondência correta:

Alternativas da questão 3105108
Pular para o conteúdo principal