Questão 3103766

Geografia · 2026

Questão

ID 3103766

Disciplina: Geografia

Assunto: Tipos de Mapas

Ano: 2026 Banca: FGV - Fundação Getúlio Vargas Órgão: Prefeitura Municipal de São José dos Campos


O mapa será mais eficiente se o cartógrafo confeccioná-lo para um usuário específico. Daí a necessidade de confeccionar mapas exclusivamente para crianças, que devem ser atraentes e realmente transmitir a informação pretendida (...) O aluno só lerá o mapa se for capacitado para isso. O professor precisa estar beminformado quanto ao alfabeto cartográfico, pois só assim saberá transmiti-lo.

SIMIELLI, Maria Elena Ramos. O mapa como meio de comunicação e a alfabetização cartográfica. In: Almeida, Rosângela Doin de (Org.). Cartografia escolar. São Paulo: Contexto, 2014. p. 90.

A partir do tipo de alfabeto mencionado e de sua importância para o ensino da Geografia, correlacione os conceitos a seguir a suas imagens.

I. Planta pictórica

II. Imagem de satélite

III. Mapa planimétrico

As imagens correspondem, respectivamente, a

Alternativas da questão 3103766
Pular para o conteúdo principal