Questão 3103714

Geografia · 2026

Questão

ID 3103714

Disciplina: Geografia

Assunto: Estrutura Geológica da Terra

Ano: 2026 Banca: IBADE - Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo Órgão: Secretaria de Estado da Educação de Rondônia


A Terra primitiva, logo após sua acreção, não era um corpo estratificado, mas um agregado heterogêneo de materiais sólidos e parcialmente fundidos. Sobre esse assunto, julgue as sentenças abaixo como VERDADEIRAS (V) ou FALSAS (F).

(__) O aquecimento inicial do planeta decorreu de três fontes principais: energia de acreção, liberada pelos impactos sucessivos de planetesimais; decaimento radioativo de elementos de vida curta e, posteriormente, de elementos de vida longa; e energia gravitacional, liberada durante a reorganização interna da massa.

(__) Os elementos metálicos mais densos, sobretudo ferro (Fe) e níquel (Ni), migraram para o centro do planeta, formando o núcleo metálico, atualmente dividido em duas regiões fisicamente distintas: núcleo interno sólido, estabilizado pela altíssima pressão; e núcleo externo líquido, onde a temperatura é suficientemente elevada para manter o ferro em estado fundido.

(__) O núcleo externo líquido, em constante movimento convectivo, combinado à rotação do planeta, gera correntes elétricas autossustentadas. Esse processo é descrito pela teoria do dínamo magneto-hidrodinâmico, responsável pela geração do campo magnético terrestre.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta.

Alternativas da questão 3103714
Pular para o conteúdo principal