Questão
ID 3097838Disciplina: Enfermagem
Assunto: Portaria Nº 2.446/2014 - Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS)
Ano: 2025 Banca: AMEOSC - Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina Órgão: Prefeitura Municipal de Iporã do Oeste
A Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS) fundamenta-se em valores e princípios que orientam práticas voltadas à melhoria das condições de vida e à redução das desigualdades em saúde. Compreendidas como linhas que fundamentam as ações e explicitam as suas finalidades, são diretrizes da PNPS:
I.O estímulo à cooperação e à articulação intrassetorial e intersetorial para ampliar a atuação sobre determinantes e condicionantes da saúde.
II.A ampliação da governança no desenvolvimento de ações de promoção da saúde que sejam sustentáveis nas dimensões política, social, cultural, econômica e ambiental.
III.A incorporação das intervenções de promoção da saúde no modelo de atenção à saúde, especialmente no cotidiano dos serviços de atenção básica em saúde, por meio de ações intersetoriais.
Fonte: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_promocao_saude.pdf
É CORRETO o que se afirma em: