Questão
ID 3090039Disciplina: Biologia
Assunto: Respiração Celular
Ano: 2026 Banca: Fundação de Apoio à Educação e Desenvolvimento Tecnológico de Minas Gerais - Fundacao CEFETMINAS Órgão: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
A oxidação do piruvato e dos ácidos graxos no metabolismo energético celular ocorre predominantemente no interior da mitocôndria, resultando na formação de acetil-CoA, que alimenta o ciclo do ácido cítrico. Essas reações promovem a redução de cofatores, como NAD+ e FAD, gerando NADH e FADH2, os quais transferem elétrons para a cadeia transportadora de elétrons localizada na membrana mitocondrial interna. O fluxo de elétrons está acoplado ao bombeamento de prótons, estabelecendo um gradiente eletroquímico que dirige a síntese de ATP pela ATP sintase.
Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma sobre o metabolismo energético.
()O ciclo do ácido cítrico ocorre no espaço intermembrana e tem como principal função a produção direta de ATP.
() A ATP sintase utiliza a energia do retorno dos prótons do espaço intermembrana para a matriz mitocondrial para sintetizar ATP.
() O oxigênio molecular atua como aceptor final de elétrons, sendo reduzido à água ao final da cadeia transportadora de elétrons.
() O NADH e o FADH2 doam elétrons a complexos distintos da cadeia transportadora de elétrons, resultando em diferenças no rendimento energético.
() O gradiente de prótons necessário à síntese de ATP é mantido principalmente pela impermeabilidade da membrana mitocondrial externa aos íons H+.
De acordo com as afirmações, a sequência correta é: