Questão 3086018

Farmácia · 2024

Questão

ID 3086018

Disciplina: Farmácia

Assunto: Formas Farmacêuticas Semissólidas e Líquidas

Ano: 2024 Banca: CPCON UEPB - Comissão Permanente de Concursos da Universidade Estadual da Paraíba Órgão: Prefeitura Municipal de Matinhas


Entre as formas farmacêuticas mais comumente utilizadas em dermatologia e cosmiatria são os géis.

Sobre esta forma farmacêutica, analise as proposições a seguir:

I- O gel a base de polímeros carboxílicos ou carbômeros (Carbopol ®) quando dispersos em água, intumescem e formam soluções coloidais ácidas de baixa viscosidade que, após a neutralização dos grupos ácidos, por uma base inorgânica ou orgânica, formam uma rede polimérica que adquire consistência de gel, altamente viscoso e transparente.

II- O copolímero do ácido sulfônico acriloildimetiltaurato e vinilpirrolidona, conhecido por Aristoflex ® AVC, permite a formação de géis cristalinos e estáveis em pH entre 4 e 9. Este produto já é pré-neutralizado e, após a hidratação, dispensa a necessidade de alcalinização para gelificar.

III- Polímeros derivados de celulose, chamados de Natrosol® e Cellosize®, formam géis de consistência média, porém são poucos utilizados, pois apresentam estabilidade em uma baixa faixa de pH (entre 2 e 5).

É CORRETO o que se afirma apenas em:

Alternativas da questão 3086018
Pular para o conteúdo principal